K
"Deus é Bom! Ele é muito bom!" (M. Madalena Damen)
                  
              A Congregação das Irmãs Franciscanas da Penitência e Caridade Cristã foi fundada por Maria Catarina Damen, a 10 de maio de 1835, em Heythuysen - Holanda. Como religiosa passou a chamar-se Madre Madalena Damen.
Madre Madalena  
            Madre Madalena fundou a sua congregação inspirada na espiritualidade de São Francisco de Assis. Esta espiritualidade caracteriza-se por um jeito de viver e de relacionar-se com Deus, com o outro e com toda a criação: uma fraternidade universal.
              
            Para Francisco, os seres e as coisas, as plantas e os animais são irmãos. O homem não domina e nem manipula a criação. Respeita-a e lhe dá um sentido novo, porque tudo foi criado por Deus e para Deus.


            Fatos históricos contribuíram para a vinda de nossas Irmãs para as missões brasileiras. Em 1866, o responsável das Missões Jesuíticas Rio-Grandenses, Pe. Guilherme Feldhaus S.J., solicitou à Madre Aluysia Lenders, superiora geral de nossa Congregação, com sede na Holanda, que enviasse Irmãs para exercerem suas atividades em São Leopoldo.


 

                 Em 1872, Madre Aloysia Lenders, estando na Alemanha, para onde havia sido transferido temporariamente o governo geral da Congregação, atendeu o pedido missionário, visto que muitas Irmãs, na Alemanha, estavam privadas de suas funções. As primeiras Irmãs: Ir. Teresia Kremer, Ir. Maria Lichtenberg, Ir. Maria Florentina Hemsel, Ir. Alwina Ferbers e Ir. Ludgera Helwig, dirigidas por Madre Anna Möler, chegaram ao Rio Grande do Sul a 02 de abril daquele ano.
   
               A missão brasileira foi transformado em Província em 1928, com o nome de Província do Sagrado Coração de Jesus, sendo Madre Laeta Feuser a primeira provincial.

               Dado o crescimento da Província, que contava com 41 comunidades e 951 Irmãs, fez-se necessário o seu desmembramento.

   
Convento  

            A 25 de março de 1951 foi criada a segunda província brasileira sob a denominação de Provínciado Imaculado Coração de Maria, com sede em santa Maria/RS, e instalada inicialmente no Colégio Sant'Anna, tendo como primeira provincial Madre Antoninha Werlang.

           A Província iniciou suas atividades com 18 comunidades e 313 Irmãs. Aos 10 de maio chegaram 24 noviças, procedentes da Província do Sagrado Coração de Jesus e foram admitidas as 13 primeiras pos-tulantes.

           A 25 de março de 1954, foi lançada a pedra fundamental da nova casa provincial, denominada Convento São Francisco de Assis, à Rua Gaspar Martins, hoje, Av. Nossa Senhora Medianeira,1267. A inauguração oficial foi dia 13 de abril de 1956.

           Atendendo às necessidades da Igreja, a Província expandiu-se além das fronteiras do Estado do Rio Grande do Sul, para os Estados do Mato Grosso do Sul, Paraná, Minas Gerais, Bahia, Distrito Federal e para a Guatemala, na América Central.

 
 
 
Irmãs Franciscanas da Penitência e Caridade Cristã
Província Imaculado Coração de Maria - Santa Maria / RS


Créditos: 2008, Nec@ - Todos os direitos reservados